Quem somos nós

Miquei - Movimento de Inclusão e Qualificação do Especial Independente é uma OSCIP voltada para a defesa dos direitos e a inclusão social de pessoas com deficiência (PCDs). Nossa fundação ocorreu em outubro de 2002, após intenso debate surgido com a necessidade de se estabelecer, em Barreiras, serviços de acolhimento, orientação e acompanhamento desse público, visando sua preparação para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade, de forma geral. 
As atividades que realizamos compreendem a formação e a inserção sociocultural dos alunos atendidos: jovens e adultos que estão fora da escola e do mercado de trabalho e que aqui têm a oportunidade de se desenvolver através de uma proposta educativa pautada no currículo funcional.[1] Ofertamos alfabetização (inclusive em Libras), práticas lúdicas e culturais (aulas de capoeira, música, dança e teatro, expressão artística e criativa, entre outras) e palestras informativas sobre temas variados (saúde e bem estar, meio ambiente, segurança no trabalho, educação sexual, cidadania e direitos etc.). Oferecemos também as chamadas AVDs – Atividades de Vida Diária, práticas do cotidiano desenvolvidas em um ambiente natural e que visam o protagonismo da pessoa com deficiência em suas mais variadas experiências de vida.
A mediação junto a empresas diversas, visando o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, também está entre os serviços que prestamos à sociedade. Assessoramos PCDs na elaboração de currículos e encaminhamento para vagas eventuais oferecidas por empresas, mantemos um banco de currículos e fazemos palestras para instituições que possuem ou estão interessadas em incluir as PCDs em seu quadro funcional.
Realizamos, da mesma forma, ações voltadas para familiares e cuidadores: acolhimento e apoio psicológico, orientação e assessoramento em relação aos direitos das pessoas com deficiência nas áreas da saúde, educação, assistência social, transporte, cultura e lazer. 
Para a comunidade em geral, oferecemos a formação em Libras – Língua Brasileira de Sinais e no Sistema Braille, além de palestras, cursos e oficinas sobre temas relacionados à inclusão social de pessoas com deficiência. No ano de 2019 implementamos também o curso “Português para Surdos”A partir do objetivo de alfabetizar pessoas surdas na língua portuguesa, esse curso procura também incentivar o fortalecimento da identidade surda entre os participantes, contribuindo assim para que se percebam enquanto uma comunidade de direitos.
Também temos assento em dois conselhos municipais: o Conselho Municipal da Cidade (CONCIDADE) e o Conselho Municipal de Assistência Social, pautando as demandas e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência em Barreiras.
Ao longo dos últimos 15 anos, temos seguido uma linha que busca a autonomia e o empoderamento da pessoa com deficiência, através de seu desenvolvimento educacional, físico, psicossocial, cultural e econômico - trabalho que se tornou referência na cidade de Barreiras e na Região Oeste.

Nossas atividades são mantidas por meio de parcerias, convênios e doações de indivíduos e instituições, formando uma corrente que se sustenta a partir da confiança em nossa missão. Se você também quiser colaborar, venha nos conhecer! Será muito bem vindo(a)!




[1] O currículo funcional pode ser definido como um meio que favorece oportunidades para uma vida independente, com dignidade e baseado no ambiente natural do aluno. Engloba atividades de vida diária, trabalho/vocacional, recreação/lazer, atividades da comunidade e educação escolar regular, com o objetivo de criar um currículo altamente individualizado onde a pessoa seja capaz de transferir e generalizar o aprendizado de uma situação para outra em uma sequência natural. Cf. Inclusão: currículo funcional para alunos que apresentam necessidades educativas especiais. Disponível em: http://atividadeparaeducacaoespecial.com/inclusao-curriculo-funcional-para-alunos-que-apresentam-necessidades-educativas-especiais/. Acesso: julho/2017.                                                                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário